Carmen Rial
Carmen Rial (UFSC) – Coordenadora
Pesquisas:
1. No quintal do vizinho: lixo e turismo
O crescente deslocamento de pessoas, provocado pela facilidade do turismo, impactam o meio ambiente. A poluição do CO2 provocada pelos voos é talvez o maior deles – e na Europa já se tem usada uma palavra em alemão para apontar essa poluição, que poderia ser traduzida por “voos da vergonha”. Cresce a sensibilidade em relação a esses impactos. O turismo cria um espaço de maior liberdade subjetiva, e de permissividade. O que se não se faz em casa, se permite fazer no quintal do vizinho, nos países e cidades visitados. Mais do que diferentes códigos culturais relacionados aos resíduos, o que parece estar em jogo é uma sensação de que tudo é permitido. Amsterdam sendo uma das capitais do na Europa turismo (e, além disso, considerada a capital da “liberdade”), é uma das que mais tem vivido o problema. Que estratégias estão sendo usadas para minimiza-lo? Como as medidas adotadas se comparam a de outras capitais turísticas europeias? Essas as questões da pesquisa, que dialogará com uma literatura antropológica sobre infraestruturas e antropologia urbana.
2. Etnografia de rua em Zaandam e Amsterdã (Holanda): Um percurso antropológico sobre resíduos sólidos (Carmen Rial e Cornelia Eckert)
Relatamos a experiência etnográfica realizada em 2019 em Zaandam, Norte de Amsterdã, Holanda vinculado ao projeto Economia circular: antropologias do lixo/resíduos sólidos e experiências inovadoras entre Holanda e Brasil, no âmbito do Programa CAPES-NUFFIC, parcerias entre a Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil, e VU University Amsterdam, Amsterdam, Holanda.