Adriana Eidt
Adriana Eidt (Mestranda em Antropologia/UFPE)
Pesquisas:
1. Reciclagem de resíduos têxteis: formas de pensar o reuso em confecções de roupas em Caruaru- PE (Em andamento)
Pesquisa financiada pela FACEPE, sob a orientação de Alex Vailati (UFPE)
Este projeto tem como objetivo a realização de uma pesquisa etnográfica em duas cooperativas, situadas na cidade de Caruaru (PE). Pretende-se trabalhar a partir da perspectiva da Antropologia Visual, buscando a captação de imagens e a edição de documentário etnográfico. O Brasil é visto como um país que está no último estágio da Cadeia Têxtil no Ocidente. Considerado completo, realiza todas as etapas da produção: desde a plantação até as confecções e o varejo (ABIT, 2016). Todos esses processos têm agentes poluentes. Na confecção, por exemplo, os resíduos que vão para o aterro podem conter agentes químicos. Assim, cabe uma reflexão sobre os processos desse tecido, da fabricação ao descarte. O antropólogo Igor Kopytoff reflete sobre a biografia das coisas, muitas perguntas são feitas, dentre elas:” De onde vem a coisa, quem a fabricou; qual foi sua carreira até aqui ; como mudam os usos da coisa conforme ela fica mais velha, e o que lhe acontece quando a sua utilidade chega ao fim”? (KOPYTOFF,2008). Este projeto, pensa o uso e descarte, que também envolvem essas questões, assim como pensar em possibilidades para que seu uso fosse prolongado – e ressignificado.
2. Pensando a fotoetnografia: Uma análise da experiência da oficina de compostagem realizada em Iranduba/AM pelo projeto Revolução dos Baldinhos, de Florianópolis/SC.
Pesquisa financiada pelo CNPq, sob orientação de Carmen Rial (UFSC)
Partindo de uma etnografia realizada dentro do projeto “Avaliação de Tecnologia Social – O Programa Revolução dos Baldinhos e a replicação da gestão comunitária de resíduos orgânicos em comunidades de Florianópolis e Iranduba (AM)”, aprovada pelo programa CNPq/MCTIC/MDS no. 36/2018, a presente monografia pretende analisar como a fotoetnografia foi inserida no trabalho de campo durante uma viagem realizada a Iranduba/ Manaus, para acompanhar uma oficina de compostagem realizada pelo projeto Revolução dos Baldinhos, de Florianópolis.
Contato: drikamixer@gmail.com