Camila Iribarrem
Camila Garcia Iribarrem (Doutoranda em Antropologia Social/UFAM)
Pesquisa:
Um Olhar Antropológico sobre Compostagem e Educação Ambiental no Lago Do Limão (Iranduba/AM) – Camila Iribarrem, Márcia Calderipe e Caroline de Almeida
Pesquisa financiada pelo CNPq, sob orientação de Carmen Rial (UFSC); e pela FAPEAM, sob orientação de Márcia Calderipe (UFAM)
Trata-se do relato de uma experiência antropológica sobre a replicação do modelo de Tecnologia Social (TS) de gestão comunitária de resíduos orgânicos no distrito do Lago do Limão, em Iranduba/AM. A TS foi desenvolvida na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis/SC por meio do projeto “Revolução dos Baldinhos”, uma iniciativa comunitária e de gestão local. A implantação da composteira enquanto método socioambiental ocorreu na escola Chico Mendes, com a sensibilização das/os alunas/os e engajamento da turma de 5º. ano na sua construção e alimentação durante o ano de 2019. O processo de ambientalização da comunidade levou-nos a concluir que a transdiciplinaridade é uma condição necessária no trato das questões ambientais. No idioma ecológico das/os estudantes, foi incorporado um modelo de gestão de resíduos orgânicos, ampliando seu conhecimento sobre práticas de separação do lixo e transformação de materiais orgânicos. Enquanto método sócio ambiental, a compostagem trouxe novos elementos para a abertura de diálogos sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental.
Contato: cgiribarrem@gmail.com